
O Sindicato da Agricultora Familiar - SINTAF, é entidade Sindical de agricultores e agricultoras familiares organizado pela FAF-CEARÁ -FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO CEARÁ e ligada a CONAF-BRASIL - Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil.
O Sindicato da Agricultura Familiar de Meruoca - SINTAF iniciou sua organização em fevereiro de 2021, por meio da iniciativa do Agricultor e Técnico Agrícola Abraão Sousa que por meio de visitas as comunidades rurais do município de Meruoca percebeu a ausência de assistência representativa aos agricultores e agricultoras familiares. Por meio dos relatos dos próprios produtores rurais constatou-se suas insatisfações quanto a ações assistenciais aos agricultores e falta de orientação sobre benefícios da categoria:
Falta de assistência de muitos agricultores que passaram a vida toda vivendo da roça e quando procuraram apoio e auxilio na solicitação de benefícios sociais junto ao INSS (aposentadoria) não tiveram o atendimento procurado;
Negligência de atendimento! Diversos agricultores que procuraram atendimento e tiveram esse pedido negado(...);
Ausência de conhecimento sobre as principais e as atuais politicas públicas, são relatos de agricultores quando procuraram atendimentos e tiveram um sentimento frustação por não encontrar o que procuravam;
Falta de projetos inovadores de desenvolvimento da agricultura familiar, projetos de geração de renda, entre outros;
Neste contexto iniciou-se uma articulação e mobilização destes agricultores e agricultoras que até então sedentos por representação de luta e organização da categoria que Abraão Sousa começou a visitar primeiramente as lideranças comunitárias, presidentes de associações, e foi nestas ações que conheceu a Agricultora Aurelina Silva presidente da Associação João Paulo do Nascimento do Sítio Frexeiras da Boa vista, e ao ser apresentada ao Projeto de Movimento Sindical da Agricultura Familiar prontamente abraçou a causa e com esta parceria, juntos percorreram as comunidades rurais de Meruoca e logo conquistaram outras lideranças para o movimento, o Agricultor José de Arimatéia do Sítio Santo Elias conhecido na região pelo o bem procedido projeto de Polpas de Frutas e também presidente de associação local, a Agricultora Francisca Maria do Sitio São Vicente também presidente de Associação, a presidente da Associação da comunidade de São Braz "Leninha" é filha de agricultores e liderança comunitária, os Jovens Denilson e Dayana do Sítio Cajueiro que são filhos de agricultores e engajados no movimento social, o jovem Raimundo do Sitio Santo Antonio dos Melos que é filho de agricultores. Estes foram os pioneiros a se engajarem no movimento da Agricultura Familiar de Meruoca uma jornada irreversível de reorganização sindical que vem se tonando um marco histórico no Município de Meruoca.
Essa jornada de movimento e de reorganização sindical vem carregada desde de seu início de perseguições, difamações mas tiveram o reconhecimento dos agricultores, tiveram o reconhecimento das associações rurais, conquistaram apoio político de vereadores, contando com apoiadores agricultores em todos os Distritos de Meruoca: Camilos, Palestina, Santo Antônio dos Fernandes, São Francisco, Anil.
Em 6 de abril de 2023 houve a tão esperada assembleia de fundação para formalização como Sindicato de fato!
O Sintaf é constituído por prazo indeterminado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e política exercida na forma de seu estatuto social, com a finalidade de estudar, coordenar, desenvolver, defender, proteger e representar legalmente a categoria da agricultura familiar nos Município de Meruoca, cujos fundamentos caracterizam-se pelo compromisso com a defesa e promoção dos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar, na luta por melhores condições de vida e trabalho, pela permanência do homem no campo, pela construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, solidarizando-se com os interesses históricos da classe trabalhadora. A estrutura sindical é organizada, e suas atividades são exercidas dentro dos parâmetros do seu estatuto social e pelos aspectos sociais das atividades que vem desenvolvendo junto a seus filiados e que tem o propósito de melhorar a qualidade de vida, bem como pelos inegáveis benefícios para os agricultores familiares. É com certeza o que se pode denominar uma célula da sociedade civil organizada.
HISTÓRICO - Surgimento dos Sintrafs no Brasil:
Este processo de reorganização do sindicalismo rural iniciou-se pela Região Sul, com a fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Santa Catarina - FETRAFESC/CUT em 1997. Mais foi com a criação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - FETRAF-Sul em 2001, nos Estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina que foi dado o grande impulso a este processo. Posteriormente vieram as Federações da Agricultura Familiar - FAF's em São Paulo e Mato Grosso do Sul; e as FETRAF's na: Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Distrito Federal e Entorno, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Pará, Mato Grosso, Tocantins e Paraíba. Nos Estados de Amazonas, Rio de Janeiro, Alagoas e Amapá estão em fase de consolidação. Todas essas Federações se organizam a partir da base, incorporando e articulando SINTTAF's, Associações, Cooperativas, Assentamentos, Agroindústrias, grupos de produção de jovens e mulheres agricultoras familiares.
No mês de julho de 2004, mais de 2.000 agricultores/as familiares provenientes de 22 Estados do país participaram em Brasília do 1º Encontro Nacional Sindical da Agricultura Familiar, no qual decidiu-se por aclamação aprofundar e estender por todo o Brasil o processo de reorganização e re-estruturação sindical da Agricultura Familiar através da FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR.
Esta Federação nasceu da força e mobilização dos Sindicatos, Associações, Cooperativas e Assentamentos e da vontade de se construir uma nova prática organizativa para a agricultura familiar. Nasce das experiências e apoio de diversas ONG´s (Organizações Não Governamentais).
Nasceu consciente de que o grande desafio é lutar para levar o desenvolvimento para 40% da população que vive, mora e produz no campo brasileiro.A CONAF-BRASIL defende e trabalha no sentido da construção de um sistema de produção sustentável, priorizando o meio ambiente e a vida. A organização está voltada à construção da cidadania e da solidariedade, contribuindo na viabilização de um país mais justo.

A FAF-CEARÁ é presidida por Arly Cordeiro, que representa hoje mais de 60 Sintrafs, Sindicatos da Agricultura Familiar no Estado do Ceará.

Nenhum comentário:
Postar um comentário